Quem somos

Águas de Meriti é responsável pelos serviços de esgotamento sanitário e gestão comercial das contas de água e esgoto em São João de Meriti, cidade da Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

A concessionária, formada pelos grupos Aegea e Conasa, iniciou a prestação dos serviços em julho de 2015 e, desde então, atua para atingir 90% de atendimento nos próximos cinco anos. Essa meta audaciosa fará com que todo o esgoto coletado seja tratado, antes de retornar aos recursos hídricos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a melhoria dos índices de qualidade de vida das pessoas.

São João de Meriti possui uma área de 35.216 km2, sendo 100% urbanizado, e população em torno de 460 mil pessoas. Essas características fazem com que o município tenha uma das mais altas densidades demográficas da América Latina, com 13 mil habitantes por km2. Realizar as obras de recuperação e ampliação do sistema de esgoto com o menor impacto possível na rotina diária da população é um desafio a mais para a empresa.

A concessão terá duração de 30 anos. Do total de 337 milhões de reais previstos em investimentos, Águas de Meriti alocará mais de 65% desse valor (220 milhões de reais) até 2020 e será a primeira cidade da Baixada Fluminense a universalizar o tratamento de esgoto, através da coleta e do transporte até os interceptores ligados às estações Sarapuí e Pavuna; sendo assim, um dos primeiros municípios a colaborar efetivamente para a despoluição da Baía da Guanabara. .

Hoje 93,6% dos colaboradores da empresa moram em São João de Meriti ou cidades vizinhas. Esse é um compromisso de Águas de Meriti com a geração de emprego e renda e o desenvolvimento sustentável da região.