As equipes da concessionária Águas de Meriti, responsável pelos serviços de esgotamento sanitário e gestão comercial de água e esgoto de São João de Meriti,  estão visitando os bairros de Éden, Coelho da Rocha e Vilar dos Teles a fim de fazer um levantamento técnico da rede coletora de esgoto e, assim, entender em que condições ela se encontra atualmente.

Segundo o Plano de Saneamento do município de São João de Meriti, existem atualmente 350 quilômetros de rede de esgoto, dos quais 190 quilômetros estão em carga. Informações que só poderão ser confirmadas após o término do levantamento técnico. Este trabalho deve ser concluído este ano e servirá de base para traçar um planejamento de obras de ampliação e manutenção da rede coletora.

Águas de Meriti é a primeira concessionária privada a operar em parceria com a Cedae na Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio. O contrato de concessão tem duração de 30 anos e possui como principal meta alcançar o importante índice de 90% de tratamento de todo o esgoto produzido no município no prazo de oito anos. Para tal, serão investidos R$ 245 milhões neste período em obras de ampliação, manutenção e recuperação das redes coletoras.